O UNIVERSO STEAMPUNK NO BRASIL

Steampunk é um tipo de ficção científica nascido na década de 1980 nos Estados Unidos. Sua proposta, em contraste com o Cyberpunk, é produzir aventuras de fantasia e suspense em uma linha temporal passada e alternativa, na qual a tecnologia do vapor tivesse evoluído com grande velocidade. Isso acarretaria uma série de mudanças, como a existência de trens ultravelozes, autômatos robóticos e artefatos mecânicos e místicos. Dessa aglutinação da tecnologia “steam” com a rebeldia do “punk” surgiu o SteamPunk, também conhecido como Retrofuturismo. Partindo da literatura, essa estética alcançou hoje os games, o cinema, a música e os quadrinhos, entre outras mídias, além de motivar entusiastas de vários países a se encontrar em eventos temáticos e imersivos, como é o caso das atividades promovidas pelo Conselho Steampunk no Brasil.

Brasiliana Steampunk é uma série de literatura que reinterpreta os clássicos nacionais de Machado de Assis, Álvares de Azevedo e Lima Barreto num cenário fantástico. Seu autor, Enéias Tavares, foi o vencedor do concurso Fantasy!, da editora LeYa Brasil em 2014, e o primeiro volume da saga, “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”, foi finalista do Prêmio Argos de Ficção Científica em 2015. Inspirado na “Liga Extraordinária” de Alan Moore e Kevin O’Neil, além de outras obras que aglutinam personagens literários e históricos num mesmo universo ficcional – como no romance “Anno Drácula” e na série televisiva “Penny Dreadful” – Enéias Tavares reuniu os heróis da literatura clássica brasileira  que estão em domínio público e os reuniu numa da Liga da Justiça tupiniquim e retrofuturista.

A Todo Vapor! integra a dimensão transmídia de Brasiliana Steampunk. O romance que deu origem à série literária, “A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison”, primeiro volume da série Brasiliana Steampunk, foi publicado com grande repercussão pela Editora Leya, tendo vencido o concurso Fantasy! da mesma editora, entre mais de 1400 inscritos, sendo também o finalista do Prêmio Argos de Ficção Científica em 2015. Seu autor, Enéias Tavares é professor de literatura na UFSM, onde trabalha com Literatura Fantástica e formação de jovens leitores. Espelhando-se em sagas fantásticas presentes em várias mídias – como “Senhor dos Anéis”, “Harry Potter”, “Crônicas de Gelo e Fogo” e “Star Wars”, entre outras – Brasiliana Steampunk apresenta ao público brasileiro uma das primeiras experiências de narrativa transmídia em nosso país, já tendo resultado em cardgame, suplemento escolar, audiolivro e site oficial. Agora, esta série literária e seus heróis aventuram-se pelo audiovisual. Para mais informações sobre Brasiliana Steampunk e suas ações educacionais e transmídia, acesse o site oficial da série!

www.brasilianasteampunk.com.br